Taiki-Yoga

Taiki-Yoga é uma filosofia prática de vida!

Taiki-Yoga é uma filosofia pratica de vida, obviamente com alguma teoria e que no seu conjunto, visa a auto-confiança do ser humano, desenvolvendo-se este processo por três fases complementares, que são:

 

I – O auto conhecimento e auto-domínio individual;

II – O aperfeiçoamento e aprofundamento do relacionamento com os outros;

III – A integração consciente e harmoniosa no universo, respeitando as leis naturais que a regem.

 

Esta prática filosófica recebe o nome de Taiki-Yoga, nome original no nosso pais, resultante da sequência de algumas técnicas de Yoga terem sido aplicadas como complemento da via Taiki-Budo (Arte Marcial), criada pelo Professor José Lima.

Então concretizado o fenómeno (Taiki-Budô), ficou contemplado nos estatutos(R.G.I), no capitulo, do art. 1º da sua tutela, Associação D.C. de Taiki-Budô (1986), a permissão de outras modalidades se  associarem ao Taiki, para daí se constituírem novas vias de desenvolvimento cultural e social. Assim, foi no ano de 1987 que o autodidacta Prof. José Lima, com base na palavra Taiki por ele criada, e que para além de ser um nome próprio no Japão significa também corpo e espírito, que nesta flexibilidade associativa, com base no raciocínio semântico possibilitou a conjugação das palavras Taiki e Yoga, resultando numa designação original, constituindo assim, o nome atribuído a uma modalidade chamada TAIKI-YOGA e que significa “Harmonização Física e Mental”.

 

Taiki-Yoga é uma modalidade constituída segundo a codificação de um grande número de técnicas seleccionadas, na base de uma ciência milenar, manifestada num comportamento   pré-clássico e numa filosofia medieval. Um estilo de Yoga contemporâneo, de linhagem Vedanta-Tantra, por ser de uma filosofia espiritualista e de  um comportamento matriarcal, sensorial e desrepressora, cuja característica se acentua num ritual de  quatro técnicas que em sânscrito se denomina de Chatusanga sádhana, ou seja: Anga Pránáyáma, Anga Ásana, Anga Mudrâ e Anga Dhyana.

 

Taiki-Yoga não e negatricidade, mas sim uma identidade praxis, esquematizada com cursos sequenciais na sua linha evolutiva que, embora tutelada por uma Associação, as suas linhas programáticas estão sujeitas à mudança.

Como objectivos gerais, a prática de Taiki-Yoga induz a pessoa à mudança, tanto na sua personalidade, na sua vivência quotidiana e algumas vezes também na sua vida profissional. Conduz as pessoas a um estado que as torna independentes, activas e livres, objectivos que resultam de outros mais específicos, alcançados conforme a esquematização da prática.

 

Horário:

Segundas e Quartas:  19h30  –  Carvoeiro

Terças e Quintas : 19h15 – Darque