Arte Marcial Taiki-Budô
Via Educativa Física e Mental
Taiki-Budô é uma modalidade de combate e auto defesa, a qual codifica uma serie de técnicas, oriundas do oriente, mais propriamente Karaté e Judo e, permite ao praticante ganhar mais autoconfiança em relação ao seu corpo; adquirir capacidades psico-motoras e cognitivas. Conduz o indivíduo à mais elevada unidade, tornando-o assim mais responsável, mais sociável, ganhando respeito pelo oponente, e de uma maneira geral é menos agressivo nas suas relações humanas, visto que a sua prática para alem de física é também de carácter filosófico.
Surgiu em 1980 e o seu criador foi o Professor José Lima que nessa altura praticava Judo, Karaté e Yoga. Atribuiu o nome Taiki-Budô, cuja palavra TAI significa corpo físico, e a palavra KI também de origem Japonesa significa espírito, mente, energia. A palavra BU corresponde a “combate” tanto no aspecto físico como mental e a palavra DÔ significa “via”, “caminho”. Este conjunto de palavras as quais individualmente tem um significado, unindo-as formam a designação TAIKI-BUDÔ “A Via Educativa, Física e Mental”.
Em 1986 fundou-se uma associação que obteve o mesmo nome da modalidade, e de seguida desenvolveu-se um processo de reconhecimento junto da C.D.A.M. (Comissão Directiva das Artes Marciais). Foi esta entidade que reconheceu Taiki-Budô como uma componente do Karaté e segundo o oficio Nº 196 de 09 de Maio de 1986, Taiki-Budô é uma arte Marcial. Todas as regras, organigramas e graduações estão contempladas nos estatutos e regulamento interno da Associação.